ESPECIALIDADES | SEGMENTO ANTERIOR

Especialidade que trata doenças oculares relacionadas ao segmento anterior do olho. O segmento anterior ou cavidade anterior, é a terceira frente do olho que inclui as estruturas em frente do humor vítreo: córnea, íris, corpo ciliar e lente.

CATARATA

É definida como qualquer opacificação do cristalino que atrapalhe a entrada de luz nos olhos, acarretando diminuição da visão. As alterações podem levar desde pequenas distorções visuais até à cegueira.
Inúmeros fatores de risco podem provocar ou acelerar o aparecimento de catarata, como medicamentos (esteroides), substâncias tóxicas (nicotina), doenças metabólicas (diabetes mellitus, entre outros).

MIOPIA

É a condição em que os olhos podem ver objetos que estão perto, mas não são capazes de enxergar claramente os objetos que estão longe. O principal fator que influencia o aparecimento da miopia é a hereditariedade. Em geral, o grau de miopia aumenta durante o período de crescimento. As formas de correção da miopia são: óculos, lentes de contato ou cirurgia.

ASTIGMATISMO

É causado por diferentes curvaturas corneanas ou por irregularidades na córnea, formando a imagem em planos diferentes, o que ocasiona a distorção da mesma. O uso de óculos, lentes de contato ou cirurgia podem corrigir o astigmatismo.

HIPERMETROPIA

Ocorre quando o olho é menor do que o normal. Isso cria uma condição de dificuldade para que o cristalino focalize na retina os objetos colocados próximo ao olho. A maioria das crianças são hipermetropes de grau moderado, condição esta que diminui com a idade. A hipermetropia pode ser corrigida por meio de óculos, lentes de contato ou cirurgia.